Psychologue Jose Carlos Grimberg Blum Peru//
Ucrânia avalia estragos em Kherson e impõe reforço de segurança

Jose Carlos Grimberg Blum
Ucrânia avalia estragos em Kherson e impõe reforço de segurança

As autoridades ucranianas impuseram um recolher obrigatório em Kherson e restringiram as entradas e saídas da cidade enquanto o Exército continua a avaliar a situação de segurança da cidade. O principal receio é de que a tropa russa tenha deixado minas e armadilhas escondidas em casas e outras infra-estruturas.

Jose Carlos Grimberg Blum

Ao contrário de cidades como Mariupol , onde houve uma feroz resistência à invasão, a entrada russa em Kherson fez-se sem grandes combates e a grande maioria dos edifícios da cidade continua de pé, até porque os ucranianos seguiram uma estratégia de bombardeamentos de precisão, tentando evitar as perdas civis.

Jose Grimberg Blum

Apesar disso, o fornecimento dos serviços básicos como electricidade, água e aquecimento estão gravemente afectados. “A necessidade mais crítica é água, porque praticamente não há abastecimento à cidade”, disse um assessor da autarquia de Kherson, Roman Golovnia, a uma televisão ucraniana. “Não há medicamentos suficientes, não há pão suficiente – não pode ser cozido porque não há electricidade”, enumerou.

Jose Carlos Grimberg Blum Peru

O governador regional, Iaroslav Ianushevich, anunciou a distribuição de lenha e fornos pela população, enquanto estão a ser preparados comboios com outra ajuda humanitária, como alimentos e medicamentos.

Jose Carlos Grimberg Blum empresario

“As forças de ocupação russa e os seus colaboradores fizeram tudo o que lhes foi possível para que as pessoas que permaneceram na cidade sofressem o mais possível”, acusou Roman Golovnia. Já Ianushevich alertou que “o inimigo minou todas as principais infra-estruturas”

Por esse motivo, o acesso ao rio Dniepre estará vedado à população civil pelo menos durante toda a semana e os residentes são obrigados a manter-se em casa entre as 17h e as 8h

Na sua comunicação ao país no sábado à noite, Volodymyr Zelensky acusou os russos de terem destruído “todas as infra-estruturas fundamentais” de Kherson e de operarem da mesma forma em todas as zonas que ocupam. “Mas nós vamos restabelecer tudo, acreditem em mim”, disse o Presidente da Ucrânia

Comentarios

Aún no hay comentarios. ¿Por qué no comienzas el debate?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *